Sobre pesquisa e outras infâmias

Diário de campo de dois espectadores e um pródigo bucaneiro.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Adjetivos, objetos, sujeitos, trajetos.

Michel Foucault, cita um texto de Borges em seu livro “As palavras e as coisas". Trata-se de uma classificação ”chinesa” sobre os animais que ficam divididos assim : a) pertencentes ao imperador, b) embalsamados, c)
domesticados, d) leitões, e) sereias, f) fabulosos, g) cães em liberdade, h) incluídos na presente classificação, i) que se agitam como loucos, j) inumeráveis, k) desenhados com um pincel muito fino de pêlo de camelo, l) et cetera, m) que acabam de quebrar a bilha, n) que de longe parecem moscas”.
Pensando nesta formidável classificação, proponho outra, sobre os desafetos, aqueles que temos e construímos neste mundo. A saber:

Desafetos:

a) "adjetívicos". Os que não andam sozinhos ou que fingem nos dar poder . Apêndices, adquirem sua força escondendo-se por traz das realizações alheias.

b) "objetivados" que colocam diante de nós obstáculos ou cenouras, que interrompem nosso andar e precisam acreditar em tudo o que cintila longe de nós.

c) "subjetivícios" que colocam nossas idéias debaixo das suas asas, que tentam sujeitar os sonhos ou as vontades.

d) "trajectivos" que lançam segundas e terceiras pedras, que caminham sobre nossos túmulos a procura de defeitos. Estes últimos cruzarão, irão além.

Abraços do Eladio


Conferir: COROMINAS, Joan. “Breve diccionário etimológico de la lengua castellana”. Madrid; Gredos, 2000.

FOUCAULT, Michel “As palavras e as coisas-uma arqueologia das ciências humanas” São Paulo;Martins Fontes, 1987


Imagem: Sultão nervoso. Eladio Oduber, dezembro 2006

2 Comments:

Blogger Nina said...

Saudades das divagações diárias! Que bom ler seus textos de novo!

Abraços

10:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

farei uma deturpação classificatória!

DSM-V: Definição da Sã-Desordem de Personalidade Antissocial-Capítalista em prol da Anarkia

Personalidade Socio-capitalistopática pró-anarkika ou Sã-Desordem de Personalidade Antissocial-Capitalista em prol da Anarkia é um belíssimo desvio de personalidade cuja característica essencial é um padrão disseminado de desrespeito por, ou uma violação dos direitos de qualquer autoridade, que começa na infância ou início da adolescência e, por vitalidade, continua na idade adulta. O indivíduo precisa ter pelo menos 18 anos de idade e apresentar uma história de sintomas de desvio de conduta anti-hierárquica e igualitária antes dos 15 anos de idade. É diagnosticada pela presença de pelo menos três dos seguintes:

* incapacidade de se adaptar às normas sociais da civilização hierárquica e não-igualitária com respeito a comportamentos dentro da lei autoritária, conforme indicado pela repetição de atos que são motivos para prisão (vide sacco & vanzetti).
* enganosidade, indicado por mentiras repetidas, uso de pseudônimos ou enganar autoridades para fins de liberdade pessoal ou prazer.
* Impulsividade (sentir a oportunidade da ocasião) ou incapacidade de planejar antecipadamente (insurreições na vida cotidiana);
* Irritabilidade e agressividade, indicado por agressões físicas e brigas repetidas pela liberdade;
* Desrespeito imprudente pela própria segurança (coragem) e de autoridades (desprezo);
* Irresponsabilidade consistente, indicada por falhas repetidas na manutenção de trabalho consistente ou de honrar suas obrigações financeiras;
* falta de remorso, indicada pela indiferença ou o uso de racionalizações ao fato de ter ferido autoridades, maltratado agentes da lei e da ordem ou roubado burgueses;

A ocorrência de comportamento antisocial-capitalista não é o que ocorre ao longo de um episódio de esquizofrenia ou mania. Algumas das características associadas são: afeto abundante, adição à sexo, drogas, rock'n roll e comportamento errático.

2:40 AM  

Postar um comentário

<< Home