Sobre pesquisa e outras infâmias

Diário de campo de dois espectadores e um pródigo bucaneiro.

sábado, fevereiro 04, 2006

Croûtons de pesquisa para uma salada de informações

Prezados amigos:

Ao longo do ano 2005 tive a alegria de coordenar vários grupos de pesquisa no quinto semestre, diurno e noturno, do Curso de Comunicação Institucional e Relações Públicas no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. Quero compartilhar com vocês alguns “croûtons” que foram encontrados nestas pesquisas realizadas pelos alunos. Abraços do Eladio
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a) 63% dos clientes de bares do Plano Piloto em Brasília, preferem garções “ágeis” a educados;

b) O item do bar que mais atrai aos clientes é a “cerveja gelada”, acima do preço, atendimento e conforto;


c) No item “banheiro”, os homens se importam muito com o mictório individual, já as mulheres prestam muita atenção ao tamanho do banheiro;


d) Os homens deixariam de freqüentar um bar pela falta de cerveja gelada, enquanto que as mulheres deixariam de freqüentar um bar caso fossem mal atendidas;


e) 40% de uma amostra de estudantes de faculdades pública e privada no curso de comunicação discordam da medida de reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas e grupos étnicos historicamente prejudicados;


f) Numa amostra de alunos recém formados no segundo grau, 57,5% afirmaram que o item tecnologia influencia muito na escolha da futura faculdade;


g) Numa amostra de moradores do Plano Piloto 53,8% dos homens declararam separar o lixo orgânico do reciclado , enquanto que 46,2% das mulheres afirmaram fazer o mesmo;


h) 42,4 % de alunos recém saídos do segundo grau afirmaram que a influencia da mãe é muito importante nas decisões profissionais futuras;


i) Os alunos com maior renda familiar têm como principal objetivo continuar seus estudos na faculdade, esta decisão muda quando a renda familiar diminui;


j) 73, 3% dos alunos de colégios particulares desejam fazer faculdade, enquanto que 62% dos alunos de escolas públicas desejam o mesmo;


k) 81,8% dos alunos de ensino superior, escutam as rádios Jovem Pam, Transamérica, Antena 1 e Rádio JK;


l) De uma amostra de consumidores da empresa Mac Donald’s 40% responderam que nunca mudaram a opinião a respeito dos produtos da empresa;

m) Quando se modificou a pergunta sobre a proibição de armas no Brasil a diferença de resultados com relação à pergunta original girou entorno de 4 e 8 pontos percentuais a favor da proibição.

n) No IESB, nas quintas feiras os homens lêem mais os murais que as mulheres. Nas sextas feiras são as mulheres que lêem mais;


o) Na mesma instituição, as mulheres demoram, em média, 21,5 segundos mais do que os homens ao lerem um anuncio na parede;


p) Os alunos demoram 24,85 segundos a mais do que os professores ao lerem um anuncio na parede;


q) Nas quintas feiras as pessoas demoram mais lendo os anúncios do que os outros dias da semana;


r) As mulheres costumam consumir sorvetes com os amigos. Os homens costumam consumir sorvetes com a família;


s) As mulheres que moram na Asa Sul acham os preços das roupas esportivas mais acessíveis que as moradoras do Lago Sul, Lago Norte e Asa Norte;


t) Os estudantes adolescentes das escolas públicas tiram suas dúvidas sobre sexo com: profissionais de saúde, família, livros na escola e mídia (nessa ordem hierárquica)


u) Os estudantes adolescentes das escolas privadas tiram suas dúvidas sobre sexo: na mídia, com profissionais de saúde, nos livros da escola e com a família (nessa ordem hierárquica)


Imagem:daniellathompson.com / Salada-Mista.1938.jpg

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

[%] = otimismo de Leibniz. [%] = a regra pela excessão. [%] = estatística! = para debaixo do tapete! a média! mídia! medíocre! e o conhecimento trágico? os aspectos perigosos? problemáticos? enigmáticos? o rizoma pela imobilidade!? há um para além de [%%%%]? algo que se expanda? único? incomensurável? ainda bem que não! a superfície é o que resta. as profundezas já as comi. sementes. sem mentes. se mentes! como verificar? obrigado pela salada. principalmente pelas abobrinhas...

1:25 AM  

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